sexta-feira, 4 de setembro de 2009

SEXO E NAMORO: O QUE DEUS ORDENOU?

Não é preciso ser um especialista para constatar que a sociedade atual vive um verdadeiro relaxamento nos padrões morais. Alias, falar de padrão no século XXI soa como antiquado e inadequado, pois com a adoção do “tudo é relativo”, o certo e o errado perdem seus limites e cada um julga o que é ou não imoral. Quanto mais distante de Deus uma sociedade se posicionar, mais pervertida, licenciosa e imoral ela se tornará. Tal afirmação pode ser comprovada nas páginas nos livros históricos da bíblia quando fazem menção às práticas dos povos cananeus e babilônicos. Entretanto, quando o foco é o povo Deus, Ele mesmo deixou escrito o padrão de vida moral, o lugar e os limites para o sexo. Isto significa que há nas Escrituras Sagradas um modelo a ser utilizado e duplicado. Tomando como base de estudo o texto de Efésios 5.1-5, identificaremos pelo menos três aspectos relacionados à moralidade para qualquer namoro cristão do nosso tempo.

1.Sexo no Namoro: O padrão de Deus

O capítulo 5 da carta aos efésios começa declarando claramente que temos um modelo: “Vocês são filhos queridos de Deus e por isso devem ser como ele.” O próprio Deus é nosso modelo, logo fica destruída a idéia desgraçada que cada um pode decidir o que certo ou errado. A Bíblia revela que o sexo foi criação de Deus, pois foi Ele que ordenou a união física no casamento, tornando o homem e a mulher uma só carne (Mt 19.4-5). Deus colocou no sexo um grande prazer para o corpo, talvez o maior prazer físico que a estrutura humana possa experimentar. Nas páginas da Bíblia o sexo pleno e livre está sempre atrelado ao compromisso do casamento com a formação de uma família, e isto é santo e bom (Cantares, Hb 13.4). De forma direta, o plano divino reservou a prática sexual para o casamento (I Co 7.1-5). Note que o apóstolo Paulo aponta o casamento como o oposto à imoralidade sexual (I Co 7.2). Assim, em qualquer fase anterior ao casamento, ou fora deste, o sexo não é permitido por Deus. A imoralidade não deve se quer fazer parte das conversações de cristãos que tem a Jesus como modelo (Ef 5.3). Em palavras claras: Durante o namoro e o noivado deve haver respeito pelo corpo do outro (santidade - I Ts 4.3), guardando-se sexualmente para o casamento (I Ts 4.4).

2.Sexo no namoro: O engano diabólico

A prática de Satanás sempre foi a de colocar em dúvida a verdade de Deus, apresentando uma mentira com sabor de verdade e aparentemente melhor que o ideal divino. O que Satanás e seus planos perversos não mostram são as conseqüências desastrosas e as perdas irreparáveis do sexo praticado fora do casamento. Jovens e adultos do século XXI têm sido continuamente bombardeados pela mídia através de comerciais sensuais, de pornografia fácil na internet, de filmes que incorporam a imoralidade como se fosse “normal” e aceitável. Na escola, na vizinhança e no trabalho a roda de conversas não deixa de falar sobre toda sorte de experiências imorais, e qualquer um que for identificado(a) como virgem ou fiel ao cônjuge, será alvo de chacota. Satanás tem feito o seu sistema publicar, repetir e repetir que o sexo só precisa ser “seguro”, mas deve se aproveitar a as oportunidades e adquirir “experiência”. Paulo contesta: “Vocês fazem parte do povo de Deus.”(Ef 5.3), para dizer que o cristão age diferente. As pessoas que praticam a imoralidade “perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; elas não tem controle e fazem todo tipo de coisas indecentes.” (Ef 4.19). Como cristão, não permita ser enganado pela proposta diabólica de liberar a experiência sexual (Ef. 5.6). O sexo produz muito prazer, é verdade! Mas fora do casamento ele será prazer temporário sem significado duradouro; será prazer passageiro intenso mas sem produção de afetos continuados e respeito mútuo. Os pecados sexuais são contra o corpo e trazem duros castigos da parte de Deus (I Co 6.18-19 e I Ts 4.6). O sexo antes e fora do casamento é harmonia com Satanás, portanto é sempre fonte de desgraças.

3 – Sexo no namoro: Compromisso de esperar

Costumo dizer que não há nada melhor do que o bom de Deus e o sexo no casamento é uma bênção divina. O homem e a mulher cristãos que decidem se guardar e respeitar o outro sexualmente, estão guardando para si mesmos preciosas experiências e intensos prazeres matrimoniais continuadores. A santidade é fonte de muitas bênçãos! Destaco apenas seis dos muitos e incomparáveis benefícios para aqueles que reservarem o sexo exclusivamente para o casamento. (1) Nas núpcias pela primeira vez o sexo será experimentado, produzindo descobertas a dois e um imenso amor pelo cônjuge. (2) Por ser a primeira vez nunca haverá um sistema de comparação com outras experiências anteriores. (3) A decisão de se guardar multiplicará centenas de vezes o significado da entrega do corpo de um para o outro. (4) Nunca haverá lugar para culpa ou remoço. (5) Por terem sido obedientes a Deus, uma grande alegria será dada a eles pelo Senhor como recompensa da obediência continuada. (6) A entrega de tudo que foi reservado até o casamento produzirá uma grande intimidade e satisfação, marcando para sempre a importância de um para o outro. Você nunca perde por esperar! A Bíblia registra, nos seguintes termos, o amor de um homem que decidiu esperar: “Jacó trabalhou sete anos para poder ter Raquel. Mas, porque ele a amava, esses anos pareceram poucos dias.” (Gn 29.20) Este é o amor que o mundo precisa ver ser vivido pelo povo de Deus no presente século. Este é o amor que vale a pena cultivar!

Autor: Pr. Sérgio Lyra (IPB)
Fonte: http://www.comunidadeamiga.com.br/Home/tabid/36/Default.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário