segunda-feira, 18 de maio de 2009

NAMORO, QUAL A HORA CERTA?


Quando devo saber a hora certa para o namoro? Vou ficar o não ficar? O que a Bíblia diz sobre isso? Essas são algumas perguntas que o jovem crente faz quando chega na adolescência. Algumas vezes ele diz: “tenho medo de ficar sozinho preciso arrumar alguém logo” ou “na escola todos os jovens está namorando ou ficando, e eu?”. Nesse momento o jovem crente fica meio que perdido. O que fazer? O que é namoro a luz da Bíblia e qual é a hora certa do namoro?

Neste estudo, abordaremos o namoro à luz da Palavra de Deus e assim essas perguntas serão respondidas. Para começarmos farei uma pergunta:

1) O QUE É NAMORO? É um relacionamento entre duas pessoas de sexo diferente, uma oportunidade que ambos têm de se conhecer melhor. Vejamos alguns conceitos sobre namoro:

Conceito comum:
É o momento de encontro entre duas pessoas que se gostam, onde há trocas de carícias e intimidades, pode ser passageiro ou duradouro, incluindo ou não relações sexuais e os compromissos são decididos pelo próprio casal, não existe época certa para começar a namorar. Cada um tem seu tempo e seu jeito de curtir essa experiência. Há diferentes razões para namorar: amor, atração sexual, afinidade, paixão, curiosidade, companhia e outros motivos etc ..

Conceito Cristão:
É uma preparação. Um período extremamente importante na vida de dois jovens cristãos e de muitas responsabilidades. Representa um período de transição entre dois jovens ou adultos, um homem e uma mulher, crentes no Senhor Jesus Cristo, sendo que ambos devem ter um bom nível de maturidade. Ambos devem manter um bom ritmo de comunicação, sendo através deste relacionamento orientados e preparados por Deus para um futuro casamento. Namoro cristão deve sempre visar o casamento. Um namoro que não tem como alvo um futuro casamento, sequer deve ser iniciado.

1.1 O padrão de Deus para um namoro bem sucedido:
1) Espiritual – forte. Deus em primeiro lugar, nunca seu namorado (a);
2) Vontade, emoções e mente dentro do plano de Deus;
3) Corpo (físico) – sob controle.
1.2 Namoro fora dos padrões de Deus:
1) Espiritual – fraco. A sensibilidade espiritual está cauterizada;
2) Emoções, vontade e mente – descontrolada;
3) Físico – sensual.

2) O QUE A BÍBLIA DIZ SOBRE NAMORO (EF 4.17; 1CO 7.9) – Na Bíblia não encontramos a palavra “namoro”, que está ligado a paixão. Porém encontramos compromisso verdadeiro. Há uma preparação para o casamento.
2.1- O namoro de Maria José (cf Mt 1.18) – O noivado ou “namoro” era tão importante quanto o casamento.
2.2- O “namoro” de Rebeca e Isaque (Gn 24.1-9) – Na hora certa Deus reservou o casamento.

3) COMO INICIAR UM NAMORO CRISTÃO

3.1 - Salvação. Ambos devem ser verdadeiramente salvos, ou seja, devem já ter aceitado a Jesus Cristo como seu único Senhor e Salvador pessoal (João 3:16; Lucas 19:10; Romanos 10: 9-10);
3.2 - Não devem ser crianças - Pois maturidade é importante e essencial no relacionamento entre duas pessoas ( ef 4:13; I Cor 14:20);
3.3 - Deus deve ser uma fonte de luz em suas vidas, uma fonte de vigor espiritual. Se não tiver comunhão com Deus, nunca será abençoado em qualquer tipo de relacionamento (I João 1:6-7);
3.4- Tem que ter permissão dos pais- Um namoro aonde não tem apoio dos pais, dificilmente será bem sucedido é imprescindível a benção paterna;
3.5 - Apoio do seu pastor. Os pastores de ambos devem apoiar e dar a benção. Muitos têm negligenciado esta parte e o que se vê é um total fracasso;
3.6 - Deve ter um determinado ritmo de visita do rapaz na casa da moça. Namorado não é marido; - Para que haja confiança dos pais.
3.7 - Deve ser evitado num namoro cristão:
1) Sentimento de posse;
2) Contato físico exagerado;
3) Lugares escuros ou escondidos
3.8 – O namoro cristão deve ter em vista o casamento, namorar só por ficar é pecado (cf 1 Cor 7.9)

4) QUANDO NÃO COMEÇAR UM NAMORO
4.1 - Quando estou passando pela pré-adolescência e adolescência – Porque não? Porque é o momento em que o corpo está passando por mudanças. É a fase de conhecimento. “É a fase onde ele busca a sua identidade – roupas vocabulário etc. É uma fase de abstrato” (Piaget psicólogo Suíço 1920). È uma fase de desenvolvimento.
4.1 - Quando o que te motiva é o apetite sexual (Hb 13.4) – Começar a namorar só para perder a virgindade é errado. Não é vergonha nenhuma o crente casar virgem Deus é honrado com isso.
4.1.1 - Alguns conselhos para os jovens em assuntos sexuais:
1) Evite más companhias. Se você andar com maus elementos ficará dominado por eles;
2) Evite o segundo olhar. Você não pode controlar o primeiro, mas pode evitar o segundo, que se torna cobiça;
3) Discipline suas conversas. Evite piadas e histórias com sentido duvidoso; ( I Cor 15:33 )
4) Tenha cuidado com a maneira de se vestir. Deve ser um assunto entre você e Deus as roupas que usa;
5) Escolha cuidadosamente os filmes e programas de televisão que assiste;
6) Tome cuidado com o que você lê. Muita da literatura contemporânea apela ao instinto sexual;
7) Esteja em guarda com respeito a seu tempo de folga; ( lembre-se de Davi com Beteseba 2 Sm 11.1-2)
8) Gaste mais tempo com as Escrituras; (Sl 119:11)
9) Tenha Jesus Cristo em seu coração e vida. Deus o ama e uma fé firmada nele, te guardará da tentação ( I João 2:14 )

 O que faço os meus desejos?
1- Controle os desejos (1Tss 4.3-8)
2- Vença as tentações obedecendo a Deus (Tg 4.7)
3-Muita oração (Mt 26.41).

4.3 – Quando sou motivado a namorar devido a minha ansiedade e medo de ficar só - Geralmente isso afeta as mulheres. (ler Sl 40.1, Sl 37.7).

5) DICAS PARA UM NAMORO ABENÇOADO - Assim, permitam-me dar aos pais e aos jovens algumas orientações para que o namoro seja abençoado e não se transforme em desgraça.
5.1- Namorar somente com crente (2 Co 6.14 Gn 6.1-2).
5.2- A iniciativa do namoro deve partir do rapaz.
5.3- Não é antigo, nem antiquado exigir que um rapaz peça autorização para o pai de uma moça para começar namorá-la; e muito mais ainda para terminar o namoro.
5.4- Os pais devem estabelecer regras coerentes e equilibradas para o namoro dos filhos, tais como: 1- Estabelecer o local principal para o namoro; 2 -Disciplinar o horário, de que horas a que horas o casal pode namorar.
5.5- O ditado falado por alguns pais ímpios de rapazes que diz: "segure suas cabritas que meus bodes estão soltos" é diabólico e destrutivo.
5.6- É desaconselhável que os jovens cristãos namorem em lugares isolados e não público. “Cuidado com namoro escandaloso” (pegar em todo lugar).
5.7- Namoro de crente não deve ser muito demorado - Namorar por mais de um ano e meio e correr sérios riscos.
5.8- O namoro deve ser o tempo para os jovens se conhecerem e preparem-se espiritual, financeira, material e emocionalmente para o casamento.
5.9- É bom que os namorados leiam a Bíblia e orem juntos.
5.10- O rapaz que não conseguir ser o "sacerdote" de sua namorada será um péssimo chefe de família.
5.11- Intimidades excessivas como beijo na boca e carícias desenfreadas podem destruir a possibilidade de um casamento feliz.
5.12- Os namorados (principalmente, a moça) devem se cuidar para não defraudar seu namorado, ou seja, provocar-lhe desejos que não podem ser satisfeitos antes do casamento (Mc 10.19; 1 Ts 4.6; Tt 2.10).
5.13- É aconselhável que de vez em quando os namorados conversem com seu pastor para prestarem contas do seu namoro, receberem conselhos, oração e a bênção do Senhor.
5.14- Os namorados devem fazer seus planos de como continuarão a servir a Deus, e ao Seu reino depois de casados.

CONCLUSÃO: Não se deixe ir na onda dos papos de quem não serve a Deus. Não siga o que a mídia está incutindo na juventude do mundo. O Diabo está dizendo por aí que é só se cuidar para a AIDS não lhe pegar e propagando que é só cuidar-se para não ter uma gravidez indesejada (essa é uma mensagem do inferno crer nisso é suicidar-se espiritualmente!). Creia na Palavra de Deus. Creia no Senhor que lhe ama e quer o melhor para o seu espírito, quer o melhor para sua alma; e quer o melhor para o seu corpo. Não despreze a doutrina do Senhor (ler Pv 6.20-22; Pv 3. 11,12). Toda honra e glória a Cristo!




Por: Rev. Ronaldo Pereira Mendes (palestra ministrada na IPC de Barra do Garças-MT em 2008)
Fonte:http://www.gracairresistivel.com/sermoes_revronaldo.html

2 comentários:

  1. Irmãos Reformados!

    Bom ter mais um reformado na blogoesfera! Estimo sucesso na seu ministerio na internet.

    Aproveito a oportunidade para apresentar o Genizah: Um blog cristão diferente que oferece ótimo conteúdo protestante, muito humor e bom combate às heresias e ao sincretismo que vem solapando a igreja evangélica.

    Vamos nos seguir. Te vejo por lá!

    A Paz e o Bem!

    Abraços,

    Danilo Fernandes

    http://www.genizahvirtual.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito importante esses ensinamentos, indispensáveis. Acredito que os jovens que realmente amam a Deus devem mostrar no seu namoro essas atitudes mostradas no artigo. não podemos abrir mão e deixar jovens namorar sem terem condições como maturidade, entendimento sobre a questão. Parabéns por essa postura.
    http://casanarocha.blogspot.com

    ResponderExcluir